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sábado, 24 de setembro de 2016

ITARANTIM: Encontro em Vitoria da Conquista com Paulo Construção.

 No sudoeste da Bahia, Vitoria da Conquista é a cidade que tem a maior comunidade de itarantienses fora de Itarantim. No dia 23 de Setembro os itarantienses que moram na cidade receberam Paulo Construção e Jadiel Matos para um importante bate papo sobre o projeto de governo da coligação “Com a força do povo”. O candidato a Vice Jadiel Matos, falou sobre a urgência de resgatar o sentimento de ser itarantiense, sentimento que foi esfriado durante esses últimos quatro anos. O candidato Paulo Construção apresentou a proposta de governo: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/BA/36374/2/50000003002/proposta_governo1470407050592.pdf , e fez um destaque para o seguinte trecho: ÁREA DE ATUAÇÃO – EDUCAÇÃO - Construção de novas escolas; - Reforma e ampliação de escolas já existentes; - Qualificação constante dos profissionais da educação; - Convênios com faculdades e universidades para ampliação de cursos de formação em nível de graduação e especialização; - Construção de sede própria para a Biblioteca Pública Municipal; - Busca de parcerias para implantação de cursos técnicos; - Aquisição da casa de acolhimento do estudante em Vitória da Conquista; - Manutenção e ampliação dos programas educacionais existentes e acolhimento de novos programas ofertados pelos governos federal e estadual; - Valorização técnico-financeira dos profissionais da educação; - Criação de uma escola de tempo integral. Para confirmar o compromisso com a educação, Paulo e Jadiel, assinaram uma Carta Aberta de compromisso com a educação, elaborado por itarantienses que moram em Vitoria da Conquista e outras cidades, mas que não perderam o vinculo com a cidade. Partes da carta: Condições de trabalho e valorização dos educadores. Que se reconheça a profissão do educador (professor, gestor ou funcionário) como essencial no desenvolvimento de uma sociedade transformadora, garantindo valorização e remuneração condizentes. Recursos humanos para funcionamento da escola pública de tempo integral. Deve-se garantir quantidade de profissionais suficiente para assegurar a integridade dos alunos na escola, com preferência de professores, gestores e funcionários de apoio e/ou técnico-administrativos que permaneçam em regime de período integral. Recursos materiais, oportunizando: espaço físico adequado, materiais pedagógicos e tecnológicos, materiais de cuidados pessoais e higiene, refeições diárias garantindo quantidade e qualidade. Tempos de reuniões e planejamentos diários sejam garantidos e entendidos como fundamentais para a estrutura da escola de tempo integral, já que possibilitam o planejamento, a avaliação, a articulação e integração do grupo. Conteúdos que a escola ensina estejam articulados com questões da realidade em que vivem os estudantes, contribuindo para que entendam a si mesmos e ao mundo em que estão inseridos. As políticas públicas devem, portanto, estar alinhadas aos contextos em que os estudantes vivem, respeitando, por exemplo, a Educação Indígena, Quilombola e do Campo, e devem agregar ao currículo das escolas o exercício da cidadania por meio da contextualização e da aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas numa visão transdisciplinar. Os alunos necessitam saber “para que servem esses conteúdos”. Flagrantes de encontro de Paulo Construção com eleitores de Itarantim que trabalham ou estudam em Vitória da Conquista - Fotos do Homem Bomba




Por Binho Lopes e Zé Mário Martins

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